Quantidade de Páginas visitadas

               HISTÓRICO DA ESCOLA


O Colégio Estadual Nestor de Castro – EFM, teve uma longa história até chegar a esta denominação no ano de 1988, através da Resolução nº 1.953/88.
Esta Escola surgiu no ano de 1960, com a chegada dos primeiros moradores a esta localidade, que na época era distrito de Chopinzinho, denominada de Sede Sulina.
A Escola foi construída pelos moradores, no terreno perto da Igreja Católica e possuía uma única sala, onde a professora ministrava aula multisseriada de 1ª a 4ª série, pelo período de dez anos.
Em 1970 houve uma mobilização dos pais e professores que se dirigiram a Chopinzinho e conseguiram trazer a extensão do Ginásio Estadual Paulo Setúbal. Foi feito exame de admissão ao Ginásio e no mesmo ano iniciou o curso com a 1ª série, com duas turmas. Uma das turmas era composta por alunos adultos, pois até mesmo muitos pais voltaram a estudar acompanhando assim os seus filhos. No ano seguinte, criou-se a escola na localidade com a denominação de Escola Estadual de Sede Sulina, tendo como 1ª diretora a Sra. Irma Cenci Spadotto e os professores eram todos de outras localidades.
A partir da 4ª série, que corresponde hoje a 8ª série, ficou denominada Ginásio Estadual “Nestor de Castro” em homenagem ao escritor e jornalista paranaense Nestor de Castro.
A referida escola era mantida com promoções, pois não havia recursos do governo. Os pais pagavam taxa de matrícula conforme sua renda na lavoura, pois a região era, e é essencialmente agrícola. Muitas famílias criavam suínos que era um alto negócio naquela época. Inclusive a quadra de esportes existente na escola foi construída pelos alunos e pais, fazendo promoções e pagando mensalidades ao Grêmio Estudantil que muito se empenhava para a manutenção da mesma.
Quanto aos materiais escolares eram adquiridos pelos pais. Havia livros de todas as disciplinas e era obrigado a adquiri-los, talvez por isso o interesse e a participação dos pais fosse maior. E também havia mais cobrança da família sobre os filhos, porque os pais investiam para ver o filho na escola e a média para aprovação era 70 (setenta). O aluno se sentia comprometido com os resultados que iria apresentar ao término do ano letivo.
Os alunos oriundos do interior que queriam estudar pernoitavam na casa de algum parente ou amigo, e no dia seguinte se dirigiam a casa, pois a aula funcionava no período noturno e não havia transporte escolar.
Não havia iluminação nos primeiros anos, a mesma era feita com liquinho a gás, posteriormente energia elétrica da represa do Saltinho, próximo às Águas Termais, onde foi instalado um gerador que fornecia energia à sede da localidade.
Em 1981, houve a reorganização do Grupo Escolar Visconde de Cairu, que funcionava no mesmo prédio, oferecendo o ensino de 1ª a 4ª séries e do ginásio Estadual Nestor de Castro que oferecia o ensino de 5ª a 8ª séries, passando os mesmos a constituir um único estabelecimento, denominado: Escola Nestor de Castro - Ensino de 1º Grau, autorizado pela Resolução nº1.192/81 de 09/06/81 e divulgada no diário Oficial n.º 1.078 do dia 02/07/1981 reconhecido pela Resolução n.º 2.933/82, divulgada no Diário Oficial n.º 1.425 do dia 1º de dezembro de 1982.
Através da Resolução n.º 1.953/88 foi autorizado o funcionamento do ensino de 2º grau, com o curso de Educação Geral, com implantação gradativa, a partir do início do ano letivo de 1988.
Em decorrência da autorização de Ensino de 2º grau a Escola Estadual Nestor de Castro - Ensino de 1º Grau, passou a denominar-se: Colégio Estadual Nestor de Castro –Ensino de 1º e 2º Graus, porém, o reconhecimento do Curso de 2º Grau- Educação Geral- Área de Concentração: Agricultura, deu-se através da Resolução n.º 3.167/91, DIVULGADA NO Diário Oficial n.º 3.609, de 1º de outubro de 1991, curso este em extinção no presente ano de 1998. Em 1991 aconteceu a Municipalização de Ensino de 1ª a 4ª séries, em conseqüência, houve o desmembramento do Ensino de 1ª a 4ª séries, com a criação da Escola Municipal Arnaldo Busato - Ensino de Pré a 4ª séries, sob Decreto n.º 015/91, de 27 de maio de 1991, a qual teve o funcionamento autorizado pela Resolução n.º 3.136/91, de 18 de setembro de 1991.
Em 20/06/96 foi aprovada uma nova grade curricular a qual passou a vigorar em 1997, com o curso de Educação Geral - Preparação Universal, através do Parecer n.º 1436/96 da SEED/CEF.
No ano de 1998 houve a implantação gradativa do Curso de Educação Geral - Preparação Universal, 2º Grau diurno, cuja grade foi aprovada pela SEED/CEF em 16/02/98.
O Colégio conta hoje com 9 turmas do Ensino Fundamental e 6 turmas do Ensino Médio, sendo e turmas em regime de alternância na Casa Familiar Rural, totalizando 365 alunos.





Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Vila Guaíra - CEP 80610-010 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito