Quantidade de Páginas visitadas

PROFESSORA PDE-2012 DESENVOLVE PROJETO COM 8º ANO



       A sexualidade é evidente nos adolescentes, no início da puberdade, demonstram isso nas mudanças do jeito de pensar, na maneira de verem o mundo, bem como nas relações com as outras pessoas, pois passam por várias mudanças que ocorrem no corpo com o amadurecimento dos órgãos sexuais e a produção hormonal, sendo estas mudanças físicas e mentais, que os preparam para a vida adulta. Os adolescentes apresentam certa rebeldia na busca de sua identidade, falso controle da situação e a necessidade de experimentar o novo, apresentando um comportamento sem cuidado e proteção. A adolescência não se constitui de um único acontecimento, dura alguns anos da vida, iniciando-se o "ficar", modo de relacionamento em que há troca de intimidades físicas e a ausência de compromisso, podendo ser passageiras ou duradouras e algumas vezes o namoro, cuja marca registrada é o compromisso.



Devido a estas mudanças na vida dos adolescentes, o Projeto foi  realizado com os alunos do 8º ano. Desenvolveu-se um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção da gravidez indesejada na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis, fazendo com que os alunos compreendam o funcionamento do Sistema Genital, as mudanças ligadas a sexualidade e a importância do uso dos métodos anticoncepcionais. Pois os adolescentes geralmente têm relação sem proteção, o contrario significa ser adultos, ter vida sexual ativa e necessidade de usar métodos anticoncepcionais para previnir a gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis.



Os adolescentes estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo, tornando-se muitas vezes pais e mães, entre 15 e 19 anos, principalmente adolescentes com pouca escolaridade, baixa renda, antecedentes familiares de gravidez na adolescência é um evento precoce e inoportuno considerado um grave problema de saúde, acarretando problemas de crescimento, desenvolvimento emocional e comportamental.

Observando que as famílias geralmente não oferecem informação sobre sexualidade aos filhos, à maioria deixa isso para a Escola. Algumas, por falta de conhecimento, ou levadas por mitos e tabus que despertam insegurança ou por medo de tocar no assunto e até por falta de diálogo com os adolescentes, o que acaba muitas vezes provocando uma formação errada e, consequentemente, formando cidadãos preconceituosos. Portanto, como há a necessidade de nos aproximarmos destes adolescentes para esclarecer de maneira clara e precisa as dúvidas e curiosidades levando-lhes informação com maturidade para ampliar o conhecimento necessário para despertar maturidade, consciência e responsabilidade nas consequências de seus atos desafiando-os à mudança de postura e incutindo-lhes a importância do uso de métodos de proteção para evitar uma gravidez indesejada na adolescência ou uma doença sexualmente transmissível.



Fez-se a sensibilização dos adolescentes, com o uso de pré-testes, vídeos, filmes, pesquisas, dinâmicas, debates, pesquisas de campo, desenhos, cartazes, trabalhos em grupos e individuais para levar uma orientação sexual aos adolescentes sobre a importância de uma vida sexual ativa com responsabilidade, respeito, afeto e comprometimento para consigo e com os outros em suas atitudes no seu dia a dia, através de informações claras, precisas, adequadas e reflexões nas mudanças de suas atitudes, concentrando-se no planejamento do seu projeto de vida.











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito